quinta-feira, 9 de julho de 2009

Centros de interesse na creche 4-5 meses - Motricidade fina


  • Deixar o bebé explorar as suas próprias mãos e boca;
  • Praticar jogos que envolvam os dedos, utilizando a bola, a roca e blocos com texturas;
  • Incentivar a mexer os braços atando um balão ao pulso ou ao tornozelo;
  • Deixar apanhar tudo, agarrando e batendo, mas tenha cuidado porque ele adora cabelo comprido;
  • Utilizar brinquedos grandes para que o bebé comece a agarrar com a mão aberta;
  • Fornecer papel, roupas ou cobertores porque o bebé adora amarrotar.

in Centros de Interesse na Creche; Bola de Neve, 2008

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Centros de interesse na creche 4-5 meses - Cognição


  • Proporcionar jogos diversos adequados à sua faixa etária, com vista à aprendizagem e à imitação;
  • Explorar jogos com canções e acção;
  • Explorar jogos de "linguagem corporal": "sim" e "não", usando símbolos não verbais de abanar a cabeça em aprovação e reprovação;
  • Fornecer objectos para o bebé segurar e observar, combinando as capacidades de manipulação e cognitivas;
  • Responder com compreensão ao seu reportório de emoções;
  • Alargar as suas experiências de modo a alimentar a sua curiosidade, falando-lhe o mais detalhadamente possível, acerca do que vê e faz.
in Centros de Interesse na Creche; Bola de Neve, 2008

terça-feira, 7 de julho de 2009

Centros de interesse na creche 4-5 meses - Linguagem


  • Falar sem parar com o bebé, sendo a intervenção muito teatral;
  • Recompensar a comunicação com sorrisos, carinhos e atenção;
  • Demonstrar imenso afecto, tanto fisicamete como através dos tons de voz;
  • Manter o contacto visual durante a comunicação;
  • Aprender o vocabulário básico de choro do bebé e responder sempre a um pedido feito dessa maneira;
  • Estimular com jogos que o levem a adquirir e a treinar as seguintes competências: chuchar, lamber, fazer bolinhas de saliva e mastigar.

in Centros de Interesse na Creche; Bola de Neve, 2008

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Poema para reunião de pais


Poema que resume a importância de uma relação positiva, de cooperação/colaboração entre a escola e a família.

Pai e Mãe, Família

Prestem bem atenção

A tudo o que vão ouvir

Nesta reunião.

Sou pequeno, sim senhor!

Mas sei de coisas importantes

A Escola e a Família

Não podem andar distantes!

Rotinas e regras

Temos de aprender

E em nenhum momento

As podemos esquecer.

Nos cantinhos lá da sala

Vamos fingir a brincar

E no jardim, que alegria,

Vamos correr e saltar!

Nós somos todos amigos

E gostamos de ajudar.

Mas se às vezes nos zangamos

Também sabemos desculpar!

Obrigada pela vossa presença

E pela vossa atenção

Com ternura vos deixo

Um grande xi-coração!

O meu dia-a-dia

Ficarão a conhecer

E as coisas valiosas

Que eu vou aprender!

Se não chegar a horas

Chefe eu não vou ser

E sobre o meu dia

Nada vou perceber…!

Há muitos materiais

Com que sei trabalhar

Jogos e brincadeiras

Não costumam faltar!

A todos os que por nós passam

Um Bom dia com um sorriso

Se faz favor e obrigado

Dizemos no momento preciso!

Preciso de muitas coisas:

Paz, amor compreensão…

Em casa como na escola

Tenho tudo isto à mão!

Ana Isabel Albertino


Experimentem distribuir este poema por todos os pais e pedir a 11 voluntários que leiam cada estrofe. O resto deixo à vossa imaginação.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Gripe A (H1 N1) V


Hoje o site da DGIDC (Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) disponibilizou um documento em PDF acerca de alguma medidas de prevenção e controlo da infecção pelo vírus da Gripe A (H1 N1) V em meio escolar.

Pode descarregar o documento aqui

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Artigos Interessantes de Junho

Aqui se encontram os "Artigos Interessantes" publicados no blog no mês de Junho de 2009.

A linguagem escrita na Educação Pré-escolar

As birras

Educação alimentar em ambiente escolar

O desenho na pré-escola: O olhar e as expectativas do professor

Portfólio - Uma ferramenta de apoio à reflexão continuada
Blog Widget by LinkWithin