quarta-feira, 30 de setembro de 2009

1 ano - Querem desvendar o mundo


As crianças de 1 ano são mais autónomas, mas ainda precisam de nós (adultos) para ajudá-los a desvendar o mundo.

Para uma criança ser capaz de se movimentar, relaxadamente e sem angústia, de explorar objectos e brinquedos, de relacionar-se com pessoas, etc., deve sentir que a figura de apego está por perto. Essa proximidade e conforto é o que permite explorar com confiança o mundo e avançar gradualmente na sua indepedência.

Ao contrário, quando se sente insegura porque a figura de apego se afasta demasiado tempo (ou porque não ha uma boa relação afectiva), então essa exploração do mundo progressivamente mais autónoma e atrevida irá paralisar-se por causa da angústia.

Há que responder sempre aos seus pedidos de carinho, segurança e atenção. Devemos acudir-lhe sempre que nos procure, mas sem o obrigar a estar colado a nós a todo o momento. O ideal é deixá-lo afastar-se e regressar livremente quando lhe apetecer.

O educador deve tentar que a criança sinta a sua protecção e carinho constantes, mas ao mesmo tempo que se sinta apoiado face a uma progressiva autonomia, que ele também deseja mas cujo ritmo não se pode forçar.

Há que saber encontrar um meio-termo que evite colar-se de forma permanente e superprotectora à criança, mas também de a empurrar prematuramente para uma independência que não consegue assimilar.


Excerto de um artigo da revista Bebé d'hoje nº 144

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Centros de interesse na creche 5-6 meses - Linguagem


  • Falar com o bebé o mais que puder - descrever o que está a fazer, apontar coisas de interesse, especialmente animais;
  • Repetir frases e elogiar, quando lhe parecer que ele está a compreender;
  • Cantar canções, repetir poesias, rimas, e dizer lengalengas;
  • Jogar jogos que envolvam palmas;
  • Ler livros juntos, apontando, nomeando e imitando o som dos animais;
  • Tornar a comunicação divertida, cómica e bem humorada. Dizer as coisas de forma dramática e usar acções, sempre que possível.

in Centros de Interesse na Creche; Bola de Neve, 2008

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jogo: Apanha-me, se puderes!

Este é um jogo que as crianças adoram porque põe à prova a sua habilidade e depois permite-lhes fazer de conta que o pescaram. são necessárias cerca de 12 bolas que flutuem, um balde ou alguidar cheio de água e um passador para as poder capturar, uma a uma.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aprendo na Creche...


Consegui o tão desejado emprego numa creche em Albufeira!!!
Começo na próxima segunda-feira!




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Histórias de Encantar... E Aprender a Reciclar 2

Ao clicar na imagem da história, poderá descarregar a mesma.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Biblioteca Digital Internacional para Crianças


Neste portal poderá fazer uma busca rápida por diversas obras infantis do Mundo, tendo a possibilidade de ler e ver os livros.
É interessante a possibilidade das nossas crianças poderem contactar com outras formas de escrita, como a árabe, a chinesa, etc. Além disso, os livros estão inseridos em categorias, o que torna a pesquisa muito prática e útil.

Boas leituras!

A Princesa de Aljustrel





Descobri este livro na Biblioteca Municipal de Silves e simplesmente adorei!!!






Original recriação de um conto tradicional europeu, do qual são conhecidas diferentes versões e várias línguas, esta versão em álbum distingue-se não só pela ilustração, muito ousada, resultado da fotografia e da composição de elementos muito diferentes, mas também pela interacção que consegue estabelecer com os leitores/ouvintes, incentivando-os, através de perguntas concretas e das repetições, a colaborarem na construção do texto, a anteciparem o seguimento e a explorarem as imagens. Exemplo claro das potencialidades do álbum ilustrado, esta edição, construída a partir de um texto muito simples, tira partido dos elementos sonoros e rítmicos do texto, dos seus paralelismos, e redimensiona-o, através de uma ilustração inovadora, capaz de questionar os leitores e de jogar com eles o sentido final.

Retirado do site: Casa da Leitura


Título: A princesa de Aljustrel
Autor(es): Patacrúa, Javier Solchaga (ilustrador)
Editora: OQO
Data de edição: 2008

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como melhorar o desenvolvimento da linguagem?


· Falar com elas pausadamente, fazer só uma pergunta de cada vez.

· Manifestar sempre interesse, atenção e respeito pelo que dizem, contam ou perguntam.

· Escutar o que dizem com paciência e calma, esperando o tempo que for necessário. Não devemos apressá-las nem interrompê-las.

· Evitar a correcção diante dos seus companheiros quando pronunciam mal e não utilizar as mesmas expressões erradas.

· Falar muito com elas, explicando-lhes todas as acções que se realizam.

· Não abusar de diminutivos nem de onomatopeias para denominar objectos ou acções. Evitar usar uma linguagem supostamente infantil substituindo o nome real das coisas: Chicha/carne, doí-dói/ferida, etc.

· Ter em consideração que somos, juntamente com as suas famílias, exemplos, referências, e que as nossas atitudes e maneiras de proceder se devem reflectir em gestos e formas que eles poderão copiar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Artigos Interessantes de Agosto

Blog Widget by LinkWithin