quarta-feira, 30 de setembro de 2009

1 ano - Querem desvendar o mundo


As crianças de 1 ano são mais autónomas, mas ainda precisam de nós (adultos) para ajudá-los a desvendar o mundo.

Para uma criança ser capaz de se movimentar, relaxadamente e sem angústia, de explorar objectos e brinquedos, de relacionar-se com pessoas, etc., deve sentir que a figura de apego está por perto. Essa proximidade e conforto é o que permite explorar com confiança o mundo e avançar gradualmente na sua indepedência.

Ao contrário, quando se sente insegura porque a figura de apego se afasta demasiado tempo (ou porque não ha uma boa relação afectiva), então essa exploração do mundo progressivamente mais autónoma e atrevida irá paralisar-se por causa da angústia.

Há que responder sempre aos seus pedidos de carinho, segurança e atenção. Devemos acudir-lhe sempre que nos procure, mas sem o obrigar a estar colado a nós a todo o momento. O ideal é deixá-lo afastar-se e regressar livremente quando lhe apetecer.

O educador deve tentar que a criança sinta a sua protecção e carinho constantes, mas ao mesmo tempo que se sinta apoiado face a uma progressiva autonomia, que ele também deseja mas cujo ritmo não se pode forçar.

Há que saber encontrar um meio-termo que evite colar-se de forma permanente e superprotectora à criança, mas também de a empurrar prematuramente para uma independência que não consegue assimilar.


Excerto de um artigo da revista Bebé d'hoje nº 144

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin