Gradualmente tem-se vindo a colocar mais ênfase ao desenvolvimento das capacidades básicas, no pré-escolar, incluindo a área da matemática.
Mesmo antes da criança iniciar o pré-escolar, já teve em contacto com algumas noções matemáticas. Umas mais que outras, mas todas já tiveram contacto com alguns conceitos matemáticos, e é a partir destes que o educador deverá ter em conta as suas actividades.
“A educação matemática tem um papel significativo e insubstituível, ao ajudar os alunos a tornarem-se indivíduos competentes, críticos e confiantes nas participações sociais que se relacionem com a matemática.” (Moreira, D. e Oliveira, I., 2003, pg.20)
Segundo as Orientações Curriculares (1997), a importância dada à matemática na vida da criança deve-se ao facto desta permitir:
- Uma estruturação do pensamento;
- Realizar funções na vida corrente;
- Aprendizagens futuras.
Caberá ao educador, a partir de situações do quotidiano, realizar actividades com as crianças, “ (…) internacionalizando momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas.” (Ministério da Educação, 1997, pg.73).
A área da Matemática é muito vasta, encontrando-se subdividida em várias áreas, sendo algumas delas:
- Classificação;
- O número;
- Padrões;
- Medidas;
-Formas;
-Cores;
-etc.
Referências bibliográficas:
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica
Moreira, D. e Oliveira, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim-de-Infância. Lisboa: Universidade Aberta
1 comentários:
Muito legal seu blog, estava procurando algo sobre a matemaica na infancia e me deparei com o seu espaço.
Se quiser trocar mais imform~çoes comigo dá uma entreda no meu blog gravasquesrufca@blogspot.com
Enviar um comentário