segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reuniões de Pais

Jogo para realizar antes que as crianças comecem a frequentar o jardim-de-infância:


“Histórias para recordar”

Todos, sentados nas cadeiras da sala, podem começar a recordar duas situações importantes das vossas vidas: o primeiro dia de aulas, na primeira escola, quando os vossos pais vos deixaram sós com a educadora ou a professora, e o vosso primeiro dia de trabalho. Certamente que a alguns dará muito trabalho essa “marcha atrás”.

Entregar folhas em branco para que os pais possam expressar as suas experiências de forma anónima. Quando todos tiverem expressado as vossas experiências pessoais, vão ouvir-se frases como: “senti vergonha”, “chorei durante todo o tempo”, “ a educadora nem me vi”, “fiquei feliz”, “a minha mãe estava mais triste que eu”, ou “a directora tinha uma cara …”, “os outros professores nem me falavam”, “tinha calor”, etc. Estas sensações e outras mais são as que as nossas crianças sentem no período de adaptação: medo perante o desconhecido, insegurança, angústia, prazer também, alegria ou entusiasmo.

Recordemos que é saudável que todas estas sensações se manifestem. As crianças, tal como nós há muito tempo, deverão “elaborar a separação”, para se sentirem cómodas, seguras e independentes. E que cada criança tem a sua forma de reagir ou de se adaptar e que é nosso dever respeitar cada uma das crianças.


Organizar e Gerir Reuniões de Pais
Como criar parcerias no jardim-de-infância
de Sylviane A. Rigolet
Editor: Porto Editora

Este livro aborda questões relacionadas com o modo de preparar pormenorizadamente reuniões com pais e encarregados de educação, a fim de poder geri-las de forma dinâmica e eficaz.

São analisadas - com profundidade e exemplificação suficientes para o leitor poder intervir directamente nos contextos educativos após a leitura - a organização, a gestão e a avaliação de uma reunião destinada aos encarregados de educação.

A preparação destes três momentos de qualquer reunião devidamente pensada é facilitada pelo uso de perguntas, pela descrição de estratégias de fácil aplicação e pela proposta de avaliação simples a efectuar ao fim de cada encontro.

Com exemplos práticos, são ainda apresentados outros tipos de estratégias capazes de tecer, manter e desenvolver parcerias com as famílias das crianças.

Fonte: Porto Editora


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