segunda-feira, 15 de junho de 2009

Padrões

O que devemos saber sobre os padrões?

  • As crianças aprendem a conhecer relações e a estabelecer ligações, generalizações e previsões acerca do mundo que as rodeia;
  • O estudo de padrões, o seu conhecimento e previsões são cruciais na resolução de problemas;
  • É uma forma estimulante e motivadora de aprender matemática;
  • Desenvolve o raciocínio lógico.

No Jardim de Infância, as crianças deverão focalizar em regularidades e repetição no movimento, cor, som, posição e quantidade. É necessário que elas sejam envolvidas no reconhecimento, extensão, transferência e criação de padrões.

Algumas actividades de padrões

"Nós fazemos padrões com o corpo"

As crianças devem estar sentadas ou em pé à volta de um círculo de maneira a que possam observar o padrão à medida que ele emerge.

Começa-se com um padrão simples como "levanta - senta, levanta - senta". É importante que se expresse verbalmente a acção, durante a execução da mesma. A criança irá começando a identificar o padrão presente e posteriormente, poderá realizar a extensão do mesmo.

É fundamental que o educador questione as crianças, como por exemplo, "Que pensas que vem a seguir? Porquê?"

Quando considerar pertinente, aumente o número de acções.

Padrões com objectos de desperdício

Apresenta-se ao grupo, um padrão repetitivo (ex:1 palhinha verde;1palhinha azul; 1 palhinha verde; 1 palhinha azul)

A criança colocará a palhinha seguinte. neste caso, o critério é a cor.

Apresenta-se ao grupo, um padrão não repetitivo (ex: 1 palhinha verde; 2 palhinhas verdes; 3 palhinhas verdes). A criança continuará o padrão. O critério é a quantidade (número).

Translaçoes com as palhinhas e tampas de garrafas

O educador constrói um padrão e regista-o colocando o número de objectos ou a cor(palhinhas) nele existentes. De seguida, a criança remove os objectos, deixando apenas os números ou as cores que a educadora registou. Agora, ela própria irá criar, com outros objectos (tampas de garrafas), um padrão que respeite o padrão registado.

Após estas actividades em grande grupo, devemos deixar cada criança de forma individual, explorar os objectos, de forma a criar os seus padrões.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin