quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A adaptação à creche

Expectativas dos pais

Quando os pais escolhem uma creche criam as primeiras expectativas que irão ter um papel fundamental em toda a adaptação: como experienciam o espaço-creche e o espaço-sala, a primeira impressão do educador e do pessoal auxiliar, os sentimentos que têm em relação à forma como se vai processar a separação... são aspectos determinantes em todo este processo.

Papel do educador

O educador tem um papel preponderante nesta fase, organizando e estruturando o ambiente educativo para que seja possível uma adaptação harmoniosa.

Reunião de pais

Antes de iniciar o ano lectivo, o educador deve sempre procurar colocar-se no papel dos pais a fim de criar uma maior empatia e compreensão dos sentimentos e angústias vividos por estes.

Sugiro a realização de uma reunião de pais, no espaço da sala, um ou dois dias antes da criança ingressar na creche. Nessa reunião será possível conhecerem-se, falarem sobre as regras da instituição e da sala, apresentar o Projecto Educativo da Instituição, falar sobre os objectivos desenvolvimentais e das rotinas e procurar responder tranquilamente a todas as dúvidas.

Clique aqui, vai encontrar uma ideia para pôr em prática na 1º reunião de pais.

Sala

No que diz respeito à sala, pretende-se que a mesma seja uma continuidade do espaço familiar, onde todos (pais e bebés) se sintam seguros. Nesta perspectiva, a sala deve ser um espaço aberto, onde os pais possam estar, sentar no tapete e brincar com o bebé.
Por questões de higiene, algumas instituições não permitem a entrada dospais na sala, este obstáculo pode ser contornado. Uma sugestão será a utilização de "botas de plástico" (aquelas que se usam em ambiente hospitalar) que os adultos colocam sobre o seu calçado.


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin