quinta-feira, 25 de junho de 2009

Avós e netos - Relação de amor


O Dia dos Avós comemora-se a 26 de Julho, porque esse é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Sabemos que os avós significam muitas das vezes a continuidade das tradições e das memórias familiares e dos valores morais. Podemos considerá-los como figuras que complementam na perfeição os pais, quer no carinho, quer na educação.

Os avós demonstram uma maior paciência e uma maior disponibilidade para estar com os netos. Actualmente, as mães estão inseridas no mercado de trabalho, sendo os avós um apoio fundamental na educação da criança. No que se refere à educação da criança, é necessário ter alguns cuidados, muitas das vezes surgem conflitos entre pais e avós das crianças, porque os primeiros acusam os avós de estragarem os netos com os mimos que lhes prestam, enquanto que os avós acreditam que os netos deviam ser educados de outra forma.
É fundamental que existe bom senso de parte a parte e que exista um ambiente de respeito entre ambas as partes, para que nenhuma se sinta menosprezada. Nunca esquecendo que a palavra final deverá ser dos pais da criança. O mais adequado seria que ambas as partes definissem as regras fundamentais a seguir na educação das crianças.

Pode descarregar a seguinte investigação:


PRÁTICAS E SABERES DAS AVÓS NO
CUIDAR DAS CRIANÇAS
UMA ABORDAGEM INTERGERACIONAL E
INTERCULTURAL

Dissertação de Mestrado de Comunicação em Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA
LISBOA
JANEIRO DE 2008

1 comentários:

Kátia disse...

Muito mimoso teu blog!
Usei trecho de teu post (com a devida referência).
Um abraço brasileiro de uma bibliotecária de escola técnica.

Blog Widget by LinkWithin