Existem diversos modelos curriculares para a Educação de Infância, como o High-Scope, o Movimento da Escola Moderna, a Abordagem por Projectos. Em todos estes modelos curriculares, existem aspectos que o educador deve valorizar, contudo enquanto futura educadora pretendo adoptar a Abordagem por Projectos.
“ Um dos principais objectivos da educação é melhorar a compreensão dos alunos em relação ao mundo que os rodeia e fortalecer a sua vontade de continuarem a aprender.” (Katz, L. & Chard, S., 1997, p.10). Uma forma de o conseguir é através da Abordagem por Projectos, visto ser uma das estratégias de aprendizagem e desenvolvimento, que consiste num trabalho de projecto que requer o estudo aprofundado de um tópico do interesse do grupo. A exploração desse tópico terá uma participação bastante activa por parte do grupo de crianças, sendo que um dos papéis do educador é motivar e estimular o grupo para a exploração do mesmo. Geralmente, o tópico de um projecto está relacionado com o meio que rodeia e que é familiar ao grupo.
No entanto, considero que o educador deve conhecer os diversos modelos curriculares existentes e extrair destes aquilo que considera uma mais valia para a sua acção pedagógica.
Referências bibliográficas:
Katz, L. et Chard, S. (1997). A Abordagem de Projecto na Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
0 comentários:
Enviar um comentário