segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dança educativa ou dança como meio de educação


Para Sousa (1979), a dança educativa é constituída por propostas de movimento organizadas, essencialmente das capacidades individuais de expressão corporal, não possui quaisquer formas estandardizadas nem está confinada a quaisquer regras.
Assim e ainda o mesmo autor acima referenciado, as crianças através da dança "têm oportunidade de experimentar os movimentos do corpo, de jogar com o ritmo, de explorar o espaço e de se relacionarem entre si". Este autor considera um conjunto de pressupostos teóricos que se passa a apresentar como forma de salientar a importância da dança como meio de educação:

  • a dança contribui para a formação total do indivíduo, na medida em que actua sobre toda a sua estrutura bio-psico-socio-motora;
  • é um factor globalizante de educação pelo movimento geral do corpo, de educação rítmica de educação musical, de educação intelectual, afectiva e estética;
  • contribui de forma preponderante e directa para a formação do esquema corporal: percepção do próprio corpo; coordenação dos movimentos, lateralidade, flexibilização e tonacidade;
  • oferece a melhor forma de educação espaço-temporal;
  • permite e motiva a satisfação das necessidades de expressão, dado que a sua acção tem como finalidade principal a actuação expressiva, seja ela de manifestação pessoal ou comunicativa;
  • fomenta a acção criativa como o bjectivo e como método;
  • tem valor biomecânico, na medida em que favorece e estimula todas as acções biológicas e fisiológicas ligadas ao movimento;
  • tem valor psicomotor, na medida em que favorece e estimula todas as relações de acções psicomotoras;
  • tem aspectos de prevenção e de terapia psicológica, na medida em que pode ser preventivo de problemas e em que pelas expressões se podem efectuar compensações;
  • tem valor social, na medida em que fomenta toda a interligação com o outro, com outros e com os padrões e terminologia simbólica da cultura em que a criança vive;
  • tem especial valor na educação psicomotora, na medida em que, para além de actuar sobre aspectos perceptivos, motiva a expressão motora.

Texto fornecido num Workshop de Dança Educativa

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