Esta receita é ideal para fazer com os mais pequenos na sala do jardim-de-infância ou em casa com os seus filhos.
• 1,5 kg. farinha
• 75 g manteiga
• 25 g fermento de padeiro
• 750 g. açúcar amarelo
• 6 ovos
• 1 dl Leite Morno
• 1,5 c. de sopa de sal
• 3 c. de sopa de canela
• 1,5 c. de sopa de erva doce
• ovo(s) cozido(s)
• 1 raspa limão
Modo de Preparação
1.Dissolve-se o fermento num pouco de leite morno.
2. Amassa-se bem a farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte o fermento. Acrescenta-se a manteiga, o sal, a raspa do limão e as especiarias.
Amassa-se até a massa se soltar da tigela. Deixa-se levedar numa tigela tapada com um cobertor durante mais ou menos 1 hora.
3. Faz-se então uma bola, onde se coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faz-se uns cordões que se coloca a rodear os ovos. Pincela-se com gema de ovo, deixa-se levedar mais um pouco e leva-se a forno quente (200ºC), aproximadamente quinze minutos, até ficar bem corado e cozido.
• 75 g manteiga
• 25 g fermento de padeiro
• 750 g. açúcar amarelo
• 6 ovos
• 1 dl Leite Morno
• 1,5 c. de sopa de sal
• 3 c. de sopa de canela
• 1,5 c. de sopa de erva doce
• ovo(s) cozido(s)
• 1 raspa limão
Modo de Preparação
1.Dissolve-se o fermento num pouco de leite morno.
2. Amassa-se bem a farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte o fermento. Acrescenta-se a manteiga, o sal, a raspa do limão e as especiarias.
Amassa-se até a massa se soltar da tigela. Deixa-se levedar numa tigela tapada com um cobertor durante mais ou menos 1 hora.
3. Faz-se então uma bola, onde se coloca os ovos previamente cozidos e frios. Com um pouco de massa faz-se uns cordões que se coloca a rodear os ovos. Pincela-se com gema de ovo, deixa-se levedar mais um pouco e leva-se a forno quente (200ºC), aproximadamente quinze minutos, até ficar bem corado e cozido.
Bom apetite!
Nota: Esta quantidade dá para uns 7 ou 8 bolos só com um ovo.
Nota: Esta quantidade dá para uns 7 ou 8 bolos só com um ovo.
Esta é uma excelente oportunidade para realizar a representação das quantidades numa tabela, visto que é indispensável que as crianças construam as suas próprias tabelas, para que possam compreender as suas vantagens e a sua estrutura. Por vezes, as crianças preenchem os mapas de presença (em tabela) e não são capazes de compreender a sua funcionalidade (para que servem e como se lêem).
Clique aqui para visualizar um exemplo de uma tabela
0 comentários:
Enviar um comentário