Existem aspectos do movimento High-Scope com os quais me identifico, muitos deles também se revêem na Abordagem por Projectos, tais como, a importância da observação.
“Não há acção educativa que possa ser mais adequada do que aquela que tenha a observação da criança como base para a planificação educativa. É que isso permite ao adulto programar e agir com base na tensão criativa entre uma perspectiva curricular teoricamente sustentada e um conhecimento real dos interesses, necessidades, competência e possibilidades da criança.” (Oliveira-Formosinho, J., 2007, pg.59).
Outro aspecto que realço é a tentativa de construir a autonomia colectiva da criança, isso revela-se em toda as componentes da estrutura curricular High-Scope, como na organização do espaço e do tempo e nas interacções existentes entre as crianças e entre crianças-adultos.
Referências bibliográficas:
Formosinho, J. (Org.), Spodeck, B., Brown, P., Lino, D. & Niza, S. (2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. (3.ª Ed.). Porto: Porto Editora
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