As primeiras palavras dos bebés encantam todos os que os rodeiam! Encantam e deixam-nos cheios de dúvidas: o que quererá ele dizer? Por que é que fala assim? Como é que aprende a falar? Estará a imitar o que dizemos? O que posso fazer para estimular o seu desenvolvimento linguístico?
O trabalho de linguistas e psicólogos, sobretudo a partir dos anos 50, mostra claramente que o processo de aquisição da linguagem não se baseia na imitação pura e simples. Pelo contrário, os bebés nascem biologicamente preparados para poderem adquirir uma língua e, durante o seu desenvolvimento linguístico, tratam os sons que ouvem à sua volta com grande rigor e eficácia, ainda que de forma inconsciente, como se fossem pequenos cientistas da linguagem!
Dirigindo-se privilegiadamente a pais e educadores, A falar como os bebés apresenta a evidência descoberta por linguistas e psicólogos para a hipótese inatista sobre a aquisição da linguagem, expõe algumas fases de desenvolvimento linguístico das crianças, explicando os seus comportamentos, discute questões relacionadas com a aquisição simultânea de duas línguas e propõe um conjunto de actividades que permitirá aos pais e educadores testar e estimular as capacidades linguísticas dos seus bebés.
Fonte: Editorial Caminho
Título: A falar como os bebés
Autores: João Costa, Ana Lúcia Santos
Editora: Caminho
Índice de conteúdos
Nota prévia
1. A gramática que os bebés sabem
Os bebés não aprendem por imitação: eles já sabem gramática!
A tarefa do linguista e a tarefa do bebé
O inatismo é tudo? Universais e comportamentos diferentes de bebé para bebé
O papel do estímulo numa perspectiva inatista
2. As coisas que os bebés ouvem e nos dizem
A linguagem começa na barriga da mãe!
Do nascimento aos quatro meses: os primeiros contactos com a fala
"Ma... pá..."... Será mamã ou papá?
As primeiras palavras
A explosão do vocabulário
As primeiras frases
Grandes frases e muitos porquês
Para além do inatismo: tagarelas com muito por aprender!
O nosso papel na aquisição
3. A criança bilingue
O que é ser bilingue?
Contra alguns preconceitos: o bilinguismo não é uma causa de problemas para a criança
Uma pergunta frequente: como e quando falar as diferentes línguas com a criança?
4. Jogos e experiências linguísticos
Jogos
Experiências
Referências bibliográficas
1. A gramática que os bebés sabem
Os bebés não aprendem por imitação: eles já sabem gramática!
A tarefa do linguista e a tarefa do bebé
O inatismo é tudo? Universais e comportamentos diferentes de bebé para bebé
O papel do estímulo numa perspectiva inatista
2. As coisas que os bebés ouvem e nos dizem
A linguagem começa na barriga da mãe!
Do nascimento aos quatro meses: os primeiros contactos com a fala
"Ma... pá..."... Será mamã ou papá?
As primeiras palavras
A explosão do vocabulário
As primeiras frases
Grandes frases e muitos porquês
Para além do inatismo: tagarelas com muito por aprender!
O nosso papel na aquisição
3. A criança bilingue
O que é ser bilingue?
Contra alguns preconceitos: o bilinguismo não é uma causa de problemas para a criança
Uma pergunta frequente: como e quando falar as diferentes línguas com a criança?
4. Jogos e experiências linguísticos
Jogos
Experiências
Referências bibliográficas
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