quarta-feira, 15 de abril de 2009

Curriculo e Modelo Pedagógico na Educação Pré-Escolar

Segundo as investigações efectuadas no campo da educação, a adopção de um modelo pedagógico na educação pré-escolar é um importante factor de qualidade para a mesma. Portanto, o educador deverá adoptar um modelo curricular, visto que este é um instrumento fundamental na mediação entre a teoria e a prática.

“O modelo pedagógico baseia-se num referencial teórico para conceptualizar a criança e o seu processo educativo e constitui um referencial prático para pensar antes da acção, na acção e sobre a acção.” (Oliveira-Formosinho, 2007, p.34)

Desde 1997, em Portugal foi implementado um documento, designado “Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar”, no qual o educador deve encará-lo “ (…) como gestor do currículo e sendo estas somente Orientações, permitem a existência de inúmeros “currículos”, tantos quantos Jardins-de-Infância/grupo de crianças e Educadores existirem no nosso país.” (Simões, A.C. L., 2004, p.8).

O currículo na Educação Pré-escolar está sempre em construção e deve ser construído pelos diversos intervenientes no processo educativo, tais como, as crianças, os familiares, a comunidade e os educadores.

Segundo Júlia Oliveira-Formosinho existem duas formas de fazer pedagogia: o modo transmissivo e o modo participativo. A pedagogia da transmissão preocupa-se em transmitir os saberes e conhecimentos do professor aos alunos, de uma forma pré-estabelecida, em que a criança não tem um papel activo em todo o processo educativo.

Considero que o educador deve optar por uma pedagogia da participação, pois esta promove o desenvolvimento de todos aqueles que se envolvem no processo de aprendizagem. Na pedagogia participativa, a criança é sujeito activo do processo educativo, na medida em que, esta aprende através da descoberta e da investigação. A criança é vista como um ser competente e parte-se sempre dos interesses das crianças como forma de motivar novas aprendizagens, sendo o envolvimento da mesma imprescindível para que possa dar significado às experiências vivenciadas ao longo de todo o processo educativo. Numa pedagogia de participação, o grupo de crianças aprende a aprender.


Referências bibliográficas:

Formosinho, J. (Org.), Spodeck, B., Brown, P., Lino, D. & Niza, S. (2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. (3.ª Ed.). Porto: Porto Editora

Simões, A. (2004). O Educador como Prático Reflexivo… e a Construção da sua Identidade Profissional. Cadernos de Educação de Infância 71, pp. 8-13.





1 comentários:

Anónimo disse...

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