segunda-feira, 13 de abril de 2009

Experiência "Cravos mágicos"

Está a aproximar-se a comemoração do 25 de Abril (Dia da Liberdade), também conhecido pela Revolução dos Cravos. Neste sentido, deixo-vos aqui a sugestão de uma experiência científica a realizar com as suas crianças.

"Interrogar-se sobre a realidade, colocar problemas e procurar a solução constitui a base do método científico. Também a área de Conhecimento do Mundo deverá permitir o contacto com a atitude e metodologia própria das ciências e fomentar nas crianças uma atitude científica e experimental." (Ministério da Educação, 1997, p. 82)

Objectivo da experiência
  • Como se alimentam as plantas?
Material necessário:
  • 4 cravos brancos
  • 4 copos de vidro ou plástico transparentes
  • corante alimentar (vermelho, verde, azul)
  • água
  • tesoura
  • autocolantes de identificação
Procedimento:
  1. Cortar o pé (caule) dos cravos de modo a que fiquem uns 5 cm mais altos do que o copo.
  2. Põr água da torneira no copo A, B, C e D.
  3. Juntar corante alimentar vermelho (B), corante alimentar verde (C) e corante alimentar azul (D).
  4. Colocar um cravo branco em cada copo (A, B, C, D)
ATENÇÃO: A QUANTIDADE DE ÁGUA E DE CORANTE ALIMENTAR DEVE SER A MESMA EM TODOS OS RECIPIENTES (COPOS) E DEVE-SE COLOCAR A IDENTIFICAÇÃO DOS MESMOS.

Deverão fazer observações no dia seguinte, dois dias depois da execução da experiência e passados 5 dias, tendo o cuidado de registar as ideias prévias das crianças, o registo e análise dos dados observados e as respectivas conclusões.



O que podemos concluir

Quanto pomos uma flor numa jarra com água ela vai “bebendo” água do copo e esta
água chega, através do caule, até às folhas.
Da mesma forma as plantas, quando estão na terra, vão-se alimentando, através da raiz,
da água que existe no solo e que leva consigo outros nutrientes indispensáveis para a
planta crescer.

E porque não transformar os cravos brancos em lindos cravos vermelhos?
No dia 24 de Abril, as crianças levariam para casa e explicariam aos pais a simbologia daquele cravo (símbolo do 25 de Abril) e/ou como o transformaram num cravo vermelho através da construção de uma brochura.

Aconselho ainda a leitura da nova brochura "Despertar para a ciência" do Ministério da Educação (DGIDC) que de certeza vos ajudará a desenvolver actividades neste domínio.

Referências bibliográficas

Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Departamento da Educação Básica
Blog Widget by LinkWithin