terça-feira, 26 de maio de 2009

Conceito de Sombra


No âmbito da cadeira de Actividades e Recursos em Ciências (3º ano) foi solicitada a criação de um livro sobre diversos temas, como a camuflagem, magnetismo, reciclagem, ovíparos, electricidade e sombras.

O meu grupo de trabalho ficou responsável por desenvolver um livro sobre o conceito de sombra.

No 1º semestre, fizemos diversas pesquisas para aprofundar os nossos conhecimentos acerca do conceito de sombra e posteriormente realizámos alguns questionários/actividades (20 crianças, de 4-5 anos) que nos permitiram conhecer as concepções que estas possuiam acerca do tema.

No 2º semestre, após o tratamento de dados e uma reflexão sobre as concepções das crianças, o grupo delineou a história para o seu livro.

Foi um processo bastante complexo, desde o escolher das personagens e habitat (pesquisar acerca das mesmas), construir o cenário, fazer as pesonagens (com diversos materiais). etc.

O texto talvez pudesse ser bem melhor, digo-vos construir um livro não é nada fácil, principalmente um livro infantil, pois todos os pormenores são relevantes e têm bastante significado.

Deixo-vos aqui a apresentação em PPT das concepções das crianças, a história "A cobra misteriosa da Ria Formosa" e algumas fotografias das personagens.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin