quinta-feira, 28 de maio de 2009

A criança portadora de Trissomia 21 deve frequentar o ensino regular ou o ensino especial?




Uma das maiores preocupações dos pais das crianças portadoras de Trissomia 21 é a evolução do desenvolvimento cognitivo da crianças, por isso momentos como a entrada dos seus filhos na educação pré-escolar e/ou 1ºciclo são demasiado importantes e marcantes.

A entrada da criança no Jardim-de-Infância origina nos pais receios relacionados com a adaptação e protecção dos seus filhos.

Considero que o ingresso da criança no ensino pré-escolar regular é muito positivo, sobretudo quando a inclusão é bem feita, pois isto ajuda muito o desenvolvimento da criança, principalmente no que diz respeito a cognição, a linguagem, as habilidades motoras e a socialização.

Quando a criança entra no 1ºciclo surgem novas questões que sensibilizam pais e educadores.


Ensino regular ou ensino especial?


Se de um lado, a criança tem muito a ganhar em termos sócio-afetivos permanecendo no ensino regular, na maioria das vezes, estas escolas têm poucas alternativas para oferecer a estes alunos na apreensão dos conteúdos em sala de aula. Em contraste, as escolas especiais que, cada vez são mais escassas, colocam a criança em um ambiente muito protegido e algumas vezes segregador, no entanto, foca-se mais no seu aprendizado formal, usando as ferramentas adequadas para a sua aprendizagem. Então, por que lado optar?


Estas crianças, tais como as ditas "normais", são muito difenrentes entre si, tanto ao nível da personalidade, como ao nível dos interesses e habilidades.

Cabe aos pais escolherem uma escola que vá de encontro aos interesses e habilidades do seu filho.


O preconceito é algo que ainda está bem presente na sociedade portuguesa, e contínua a existir discriminação em relação à criança com NEE. As escolas regulares deveriam ser capazes de receber crianças com NEE sem restrições.


Mas será que todas elas estão prontas para receber um aluno "diferente"?


Considero que a criança deve estar numa escola em que se sinta segura e bem recebida, pois este ambiente de receptividade é fundamental para todos nós, principalmente naquilo que diz respeito à nossa aprendizagem. Devemos apostar na defesa de um ambiente escolar inclusivo, pois só isso levará a uma sociedade inclusiva.

A experiência de conviver com um amigo com síndrome de Down é riquissíma para qualquer criança, pois aprendem conceitos como, diversidade, solidariedade e respeito.

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