segunda-feira, 25 de maio de 2009

Olá Mamã! Olá Papá!


Projecto "Uma Janela Aberta À Família"

Ainda não sou mãe mas tenho plena consciência que ser mãe ou pai pode ser muito difícil... Mas é a tarefa MAIS IMPORTANTE que temos para cumprir!

A ARS Algarve e o IDT Algarve iniciaram em Setembro de 2007, um projecto de apoio continuado aos pais assente no pressuposto simples de ser a família o primeiro grande suporte afectivo e de aprendizagem social da criança.
Sendo assim, pretende-se que a prevenção relativamente aos comportamentos desviantes infantis ou juvenis, se estenda sobretudo à raiz do problema, e se centre o quanto antes, o mais precocemente possível.
Por outro lado, apesar da educação de uma criança se tratar de uma função inerente e natural ao ser humano, também é verdade que é uma tarefa difícil e os pais acabam por se sentir muitas vezes perdidos. Ainda que bem intencionados, nem sempre darão as respostas mais adequadas, podendo induzir situações de risco para o desenvolvimento ajustado dos seus filhos.
Se a ciência dá algumas respostas, porque não fornecê-las aos pais, ainda por cima, quando se trata de os ajudar a fazer aquilo que porventura será a tarefa mais importante da Humanidade: educar um filho, e assim influenciar a felicidade de um ser humano, ou até, pelas suas interacções futuras, a felicidade de muitos outros seres humanos!
A esmagadora maioria das mães algarvias (e portuguesas) tem o seu bebé num hospital público. Nestes momentos de contacto com os pais, será oferecida uma "brochura" com algumas orientações simples sobre a educação das crianças, com alguns endereços postais e electrónicos para os quais poderão comunicar as questões que entenderem através de carta em papel ou e-mail.
Caso os pais acedam em oferecer o seu endereço postal ou endereço email, o projecto contactá-los-á com uma periodicidade anual, na qual faremos o envio de informações simples, mas adaptada à idade da criança.

Para mais informações, consulte o site do projecto clicando na imagem acima.

Divulgue este projecto junto da sua comunidade (familiares, vizinhos, pais das crianças, etc.)

"É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança."

Provérbio Africano

O acto de educar tem como finalidade a educação integral, no sentido de fazer crescer a humanidade de quem aprende, potenciando competências para facilitar a felicidade, e esta só se conseguirá através de um viver convictamente comunitário.

Vive-se e aprende-se numa comunidade; só em comunidade se pode educar. Estou convencida que é praticamente impossível um ser humano poder crescer, tornar-se pessoa realizada e ser feliz isoladamente ou de costas voltadas para os outros.

Digo não ao individualismo, sendo esta uma das razões da criação deste blog.

"Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."

Antoine de Saint-Exupéry

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin