O Dia da Criança é já no próximo dia 1 de Junho (Segunda-feira) e como eu gostaria de o vivenciar com os meninos onde decorreu o meu estágio curricular no presente ano lectivo. Infelizmente, tal não é possível, visto que terei que me empenhar na realização no trabalho de pesquisa exploratória a entregar no final do ano lectivo.
Contudo, por momentos imaginei o que gostaria de fazer nesse dia e cheguei à conclusão que adoraria ser uma das personagens de uma peça de teatro em que as crianças eram os espectadores.
Esta era uma prática comum na instituição onde realizei o estágio, pois no início de cada projecto, as educadoras e as estagiárias transformavam-se em diversas personagens e encantavam os mais pequenos com as dramatizações.
Um aspecto que se deverá ter em conta quando a criança tem o papel de espectador, é a capacidade de improviso que deveremos ter enquanto personagens, deveremos estimula-las “fortemente” e de forma diversificada para conseguirmos cativar a atenção das mesmas. “Apesar de não saber qual a resposta parece-me importante chamar a atenção para o modo como a criança recebe o espectáculo – como o chamado público popular, a regra do silêncio não existe para a criança. Ela participa, chora, ri, comenta, etc.” (Nóvoa, 1994, p.36)
Como disse Stanislavski, “representar para crianças é como representar para adultos, mas melhor.”
Não é que seja mais complicado tendo-as como espectadoras mas é necessário um maior cuidado, um “tratamento” especial, pois como sabemos a crianças é muito expontânea e quando não gosta de algo, quando não se encontra motivada, não há nada que a “prenda” à peça.
Acho que seria uma boa forma de comemorar este dia com aquele grupo, que demonstra muito interesse pelas dramatizações a que assistem e que inclusive gosta muito de as recontar ou até mesmo inventar as suas próprias histórias para depois realizar os seus teatros de fantoches.
Finalmente, um desabafo...
TENHO TANTAS SAUDADES!!!
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